A California High-Speed Rail Authority, que está planejando o Trem de Alta Velocidade em seu estado, selecionou Roelof van Ark, presidente da Alstom USA, como chefe executivo do respectivo projeto. O executivo substituirá Mehdi Morshed, diretor do instituto, que se aposentou em março deste ano. Conforme constatado, van Ark foi selecionado entre um grupo de 42 candidatos globais.
Com 58 anos, van Ark é presidente da Alstom Transportation nos EUA, famosa fabricante francesa que constrói os trens de alta velocidade TGV. No ano passado, a companhia forneceu seus produtos para a Itália e Reino Unido. O executivo também trabalhou extensivamente para a Siemens Mobility, empresa que fabrica trens de alta velocidade para a Alemanha e que também espera vencer as licitações norte-americanas. Agora, van Ark deixará seu cargo na multinacional francesa e comandará o projeto do TAV californiano. Seu salário será de US$ 375 mil.
O até então executivo da Alstom terá um grande desafio pela frente, no sentido de obter um sistema planejado com quase 1300 km de extensão e trens correndo a 350 km/h. A primeira fase, entre São Francisco e Anaheim, terá custo estimado em US$ 43 bilhões, mas a California High-Speed Rail Authority liberou somente US$ 12 bilhões. A empresa espera conseguir o resto do dinheiro com verbas públicas, investidores privados e contribuintes locais.
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Van Ark tem experiência de 30 anos no setor industrial, sendo a maioria deles passados em projetos ferroviários. Ele também chefiou projetos complexos como o Skytrain de Bangkok e os metrôs de Xangai e Guangzhou, na China.
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