A SNCF está desenvolvendo um projeto piloto de prestação de serviço gratuito de bicicletas equipadas com motor elétrico para viagens de negócios de seus empregados.
O serviço Kiwix disponibiliza vinte bicicletas espalhadas por quatro locais da SNCF em Paris, que tem cerca de 2.000 trabalhadores. Até o segundo semestre de 2011, a SNCF pretende estender o serviço a dez outros locais de trabalho.
Os funcionários podem retirar e deixar as bicicletas nestes locais. Os equipamentos são modelo Sparta com moldura de alumínio, três velocidades e luzes automáticas. O motor elétrico para assistência é instalado na roda traseira e pode chegar a 25 km/h acionando um botão no guidão. A bateria tem duração de cerca de três horas e pode ser recarregada nas estações.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Reserva
Os trabalhadores ferroviários que querem usar o serviço tem um cartão com chip que permite reservar a moto através de um site ou diretamente na estação. Os interessados em utilizar o serviço recebem um capacete e colete de segurança. O sistema é gerido por Effie, o segundo operador de bicicletas disponíveis livremente na França pela SNCF.
A manutenção de motos e as estações são estruturadas em torno de uma visita mensal para as intervenções de controle simples e reparos, e uma semestral, com revisão completa em uma oficina.
Seja o primeiro a comentar