Nesta sexta-feira, 16, as ferrovias brasileiras ganham um importante aliado para a formação de mão de obra qualificada: o Centro de Excelência em Transporte Ferroviário do IFET (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais), no campus da cidade mineira de Santos Dumont.
Conforme anunciado, o objetivo é formar profissionais qualificados para atender o crescimento do transporte de cargas em todo o país, além da demanda das obras do Trem de Alta Velocidade (TAV).
O objetivo da iniciativa é oferecer cursos de suporte à implementação do transporte ferroviário nas áreas de operação e manutenção, automação ferroviária, conservação e restauração dos bens ferroviários e turismo ferroviário.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O novo campus ocupará uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados. A partir do segundo semestre deste ano, serão oferecidas 135 vagas para os cursos de técnico em transporte ferroviário, eletrotécnica e mecânica.
No próximo ano, serão oferecidas também especializações de técnico em transporte de carga, conservação e restauração (focado em bens ferroviários), guia de turismo e pós-graduação em automação industrial (ferrovias).
Na modalidade aprendizagem, as opções serão eletricidade, mecânica e metalurgia. O projeto prevê ainda, para 2013, dois cursos na modalidade de educação a distância: transporte ferroviário e transporte de cargas.
Seja o primeiro a comentar