A prefeitura do Rio de Janeiro quer duplicar a rede de ciclovias da cidade até 2012. Isto significa mais 150 quilômetros de rotas. O prazo foi criado por conta da Conferência Rio-20, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) vinte anos depois da Eco-92. As informações são do caderno “Razão Social”, do jornal “O Globo”.
O projeto indica que o Rio poderá se tornar a “capital da bicicleta”. A zona oeste da cidade, que conta com o maior número de ciclistas do município (aproximadamente 217 mil), deverá ser a maior beneficiada.
Países que já contam com a bicicleta como meio de transporte, e não mais como lazer, são aliadas do Rio de Janeiro neste projeto e atuam como consultoras. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 já poderão provocar mudanças no cotidiano dos moradores da Cidade Maravilhosa.
O objetivo é fazer com que o carioca passe a utilizar a bicicleta como meio de transporte, para ir ao trabalho, levar os filhos ao colégio, fazer compras etc. O subsecretário de Meio Ambiente do Rio informa que serão gastos R$ 15 milhões no projeto. Ele também garante que, até 2012, a cidade vai passar a contar com 50 estações de empréstimos de bicicletas interligadas ao metrô, trem e ônibus.
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“A zona oeste ganhará 120km de ciclovias, e o restante, mais 30km”, disse o secretário. “A ideia é que a pessoa possa, de fato, circular pela cidade. Faz parte do compromisso do Rio para a Copa de 2014″, observou.
Segundo Jeff Risom, especialista em mobilidade urbana, o Rio de Janeiro tem potencial para expandir a utilização da bicicleta. Entretanto, ele faz uma ressalva: faltam rotas.
Risom esteve no Rio e notou que não viu nenhuma ciclovia que pudesse apontar como correta. “Algumas não protegem o ciclista como deveriam, não se conectam com as principais vias e, em alguns casos, terminam de repente, deixando os ciclistas na mão”, disse.
Jeff Risom esteve no Rio para participar do seminário “Sonhos sobre Rodas”, que teve origem em Copenhague e já passou por 11 países, como Japão, França, Rússia, Canada e Estados Unidos. O objetivo é discutir o uso da bicicleta como estilo de vida.
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