Metrofor só ficará pronto no fim de 2011

O cearense ainda terá de esperar “um pouco” mais para circular nos trens da linha sul do Metro de Fortaleza (Metrofor), que interligará o centro da Capital a Maracanaú. Comercialmente, o metrô só deverá entrar em operação em dezembro de 2011 e não mais no meio do próximo ano, como previsto. A nova data, mais uma, foi confirmada na tarde de ontem, pelo presidente do Metrofor, Rômulo Fortes.


“O inicio da operação comercial só se dará em dezembro de 2011”, confirmou Fortes, direto de Juazeiro do Norte, onde se encontra mostrando ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira, o metro de superfície do Cariri. Segundo ele, dois seriam os motivos para mais um atraso à inauguração do metrô de Fortaleza. O primeiro seria a necessidade do Metrofor realizar nova licitação para contratação da empresa que irá fornecer e instalar os sistemas fixos e móveis que irão permitir a integração, operacionalização e controle elétricos e eletrônicos dos trens nos trilhos, nas estações de passageiros e nos terminais. “A Siemens, Alston e Adtranz (empresas responsáveis pelo fornecimento e a montagem de sistemas elétricos) não mais fornecerão os equipamentos”, declarou o presidente do Metrofor.


Segundo ele, a orientação para realizar nova licitação é do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União (TCU), diante da negativa das empresas em abrir os preços dos serviços, para que o Metrofor pudesse aditiva-los. “Como não houve acordo, vamos partir para nova licitação”, sinalizou.


Fortes informou que um novo edital licitatório está sendo elaborado para, em breve, ser apresentado à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) e à Companhia Brasileiras de Trens Urbanos (CBTU) para análise e consequente aprovação.


Sem antecipar os valores da licitação pública, ele disse apenas que será um processo de abrangência internacional. Conforme disse, o edital irá contemplar todos os serviços de instalação e fornecimento dos equipamentos elétricos e eletrônicos para os trens e estações.


Novo certame


Além da necessidade de nova licitação, o outro motivo, no caso as obras civis, também em atraso, só deverão estar prontas entre agosto e setembro do próximo ano. “A licitação não deverá atrasar (o metro), até porque as obras civis só vão ficar prontas no próximo ano”, justificou Rômulo Fortes.


Em julho de 2011, sinaliza o presidente do Metrofor, ficam prontos os trechos que interligam Pacatuba à Estação João Felipe (futura Xica da Silva), a exceção deste trecho à Praça da Lagoinha, que tende a ser concluído somente em setembro do ano que vem. “A expectativa é a de que as duas coisas (licitação e conclusão das obras andem juntas”, espera.


Novos trens


Segundo Fortes, os dois primeiros trens, de um total de 20 que irão compor as dez composições do metro, chegam ao Porto do Pecém, entre os dias 19 e 21 próximos.


De acordo com ele, os equipamentos começarão a ser montados no próprio porto e de lá serão transferidos rodando, nos trilhos, até o Centro de Manutenção em Pacatuba, onde passarão por testes estáticos e dinâmicos. “Vamos testar a energia, o acionamentos dos motores, os sistemas de freios, tudo com os trens parados, depois com os trens em movimento”, explica.


“Após os trens serem aprovados nos testes, será realizada, então, a operação assistida”, nos trilhos, entre as estações de Pacatuba e da Pajuçara. “Essa operação deve ocorrer entre outubro, novembro e dezembro próximos”, prevê o presidente do Metrofor.

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