Para comemorar os 10 anos da linha turística do bonde, a prefeitura de Santos entrega hoje (23) o bonde italiano que integrará o acervo do Museu Vivo do Bonde, com outros exemplares portugueses, escoceses e norte-americanos. A cerimônia acontece na Estação do Valongo, quando também volta a funcionar o relógio da antiga estação São Paulo Railway, restaurado em parceria com o Rotary Club de Santos.
Hoje, no Dia do Bonde Turístico, data instituída pela lei municipal 2.551/2008, o passeio será gratuito, como prevê o decreto 5.684, publicado ontem (22) no Diário Oficial de Santos. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
O bonde italiano, de prefixo 3265, foi doado pela cidade de Turim. Com ajuda da armadora MSC e do grupo Rodrimar, chegou à CET em fevereiro de 2009, onde foi restaurado pela empresa. O veículo de 1958, fabricado pela Fiat, conta com sistema elétrico diferenciado, quatro motores (os outros já reconstruídos têm dois), dois trucks (quando o normal é um), que é o equipamento de sustentação do bonde e onde se encaixam as rodas.
Como na Itália a largura entre os trilhos é maior, houve necessidade de reduzir a distância interna entre os frisos das rodas para o perfeito funcionamento na linha no Centro Histórico. O bonde tinha 18 assentos e agora conta com 29. Outra novidade foi a instalação de circuito interno de TV, além de 22 painéis fotográficos, com imagens de quando o bonde estava em atividade na Itália e do trabalho de recuperação na CET.
Linha do bonde
Inaugurada no dia 23 de setembro de 2000, após quase 30 anos da desativação desse meio de transporte na cidade, a linha criada pela prefeitura já recebeu 950 mil passageiros, sendo mais de 69 mil este ano. Inicialmente, o passeio tinha 1,7 km de extensão. No Centenário do Bonde Elétrico em Santos, comemorado no dia 28 de abril de 2009, ganhou mais 1,2 km. Em dezembro do mesmo ano foram mais 2,1 km, totalizando 5 km, com passagem por pontos históricos, turísticos e culturais, como a Catedral, Palácio Saturnino de Brito (sede da Sabesp), Monte Serrat, Estação do Valongo e Teatro Coliseu. O bonde circula normalmente de terça a domingo, das 11h às 17h. Excepcionalmente hoje, funcionará das 11h às 16h.
Museu Vivo
O Museu Vivo do Bonde, em formação pela prefeitura, conta com unidades de vários países, quatro deles em circulação – dois escoceses e dois portugueses, além de um reboque feito em Santos. Na garagem da CET, aguardam restauro um exemplar português, doado pela cidade do Porto; um italiano, cedido por Turim; e dois americanos, um doado pelo Sesc de Bertioga e outro pela empresa Votorantim. A prefeitura já contatou cidades de outras nações para ampliar o acervo do museu.
Relógio – Desativado há mais de 16 anos, o relógio de modelo inglês instalado na torre central da Estação do Valongo, sede da Setur (Secretaria de Turismo), volta a funcionar. A recuperação do equipamento, custeado pelo Rotary Club de Santos, ficou a cargo de Antonio Rodrigues de Lima, relojoeiro com mais de 50 anos de profissão, que substituiu a máquina de campanário, responsável por indicar as horas e minutos – a peça original, de cobre maciço, foi furtada anos atrás.
Bondes em circulação
Prefixo 3265 – Modelo italiano – datado de 1958. Doado por Turim. Entra em operação hoje (quinta, 23).
Prefixo 224 (linha 14) – Modelo português (fechado), doado pelo Porto – datado do final da década de 1920. Em operação desde 23/09/2008.
Prefixo 193 (linha 10) – Modelo português (fechado), doado pelo Porto – década de 1920. Em operação desde 24/01/2006.
Prefixo 40 (linha 9) – Modelo escocês (fechado) – de 1911, da antiga SMTC. Em operação desde 26/01/2002.
Prefixo 32 (linha 15) – Modelo escocês (aberto) – de 1909. Pertencente à antiga frota santista de bondes. Em operação desde 23/09/2000.
Reboque – Montado em Santos pela extinta Cia. City – final do século 19. Em operação desde novembro de 2000.
Seja o primeiro a comentar