Santos sofre por falta de planejamento

O secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Mauro Arce, defendeu ontem a adoção de uma logística planejada da chegada dos caminhões ao Porto de Santos e a restrição do tráfego de veículos de passeio na rodovia Anchieta.


Diante da demanda inesperada de cargas e do esgotamento da atual infraestrutura de acesso ao porto, a Baixada Santista vive um cenário diário de congestionamentos de carretas com destino ao complexo.


“O caminhão não pode chegar aqui se não tiver navio destinado. O que está acontecendo é que não existem silos para armazenar a carga na origem e o dono da carga põe no caminhão”, disse o secretário durante entrevista concedida no 5º Fórum Brasil Comércio Exterior, realizado em Santos.


De acordo com Arce, o Estado está fazendo sua parte. O receituário de obras inclui a construção de um viaduto em Guarujá, na Vila Áurea, para facilitar o acesso à rodovia Cônego Domênico Rangoni; uma marginal na pista com destino a São Paulo; a duplicação do viaduto Rubens Paiva, em Cubatão; e a reformulação do trevo de Cubatão. Na junção das rodovias Cônego Domênico Rangoni e Imigrantes.


Mas nenhuma das intervenções ficará pronta antes do fim de 2011. A possibilidade de construir uma ligação seca de cargas entre as margens direita e esquerda do porto (Santos e Guarujá) também está em estudo embrionário. Daí a alternativa mais imediata ser limitar o tráfego de veículos leves na rodovia Anchieta de segunda a sexta-feira, liberado a descida apenas para o transporte de cargas. “Já fizemos publicidade para que os veículos de passeio não usem a Anchieta”, disse Arce. A descida de carretas pela segunda pista da Imigrantes é proibida, pois há veículos que não possuem sistema de freios adequados e seria praticamente impossível fazer essa triagem, diz o secretário.


O porto de Santos terminou a década de 90 com pouco mais de 42 milhões de toneladas movimentadas. Confirmadas as expectativas da Codesp (estatal que administra o complexo), encerará este ano com 94 milhões de toneladas – em 11 anos terá duplicado o volume, mas com a mesma infraestrutura de acesso.


De acordo com dados da Ecovias, concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes, que liga São Paulo à Baixada, o número de caminhões que desceram a Serra do Mar em julho e agosto deste ano superou em 20% os volumes dos mesmos meses de 2009, chegando a quase 18 mil carretas por dia. Visto que a matriz de transporte é irracional – 85% da carga movimentada no porto entra ou sai sobre rodas – e que o complexo continua batendo recordes mensais, cenas de congestionamentos quilométricos na entrada da cidade se tornaram recorrentes.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*