22 empresas têm interesse no Pátio Palmas-Porto

Mais uma etapa importante na implantação da Ferrovia Norte-Sul movimenta a economia do Tocantins. No próximo dia 19 de outubro, a partir das 10h, estará aberta a concorrência para arrendamento de áreas situadas no Pátio de Integração Multimodal de Palmas-Porto Nacional. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, vem desenvolvendo ações e projetos que fortaleçam a economia do Tocantins, como os polos de desenvolvimento, esse trabalho já tem como resultado o interesse de 22 empresas em se instalar no Pátio Palmas/Porto.


Entre as empresas interessadas estão: Granule, Nova Agri, Cargil, Louis Dreyfus, South American Soy – LLC, Bunge, Multigrain, Petrolíder, Cosan, BR –Distribuidora, Granel Química, Premium, Nacional Asfalto, Nobre Brasil, Ipiranga, Shell, Tottal Combustíveis, Fertilizantes Tocantins, Fertipar, Mac Logistic, Login S/A e Caltins.


Empregos


Para o governador Carlos Henrique Gaguim, a vinda dessas empresas para o Estado significa mais empregos, oportunidades e também economia para produtores do Estado. “A Ferrovia reduz os custos de transporte, assim o produtor vai produzir mais, contratar mais e gerar mais emprego. Além disso, as empresas também vem reduzir custos dos combustíveis e também gerar mais empregos”, pontuou o governador.


De acordo com o secretário da Indústria e Comércio, João Telmo Valduga, com a conclusão desse trecho Colinas – Palmas, a Valec deve fazer alguns ajustes necessários para o início da operação comercial da plataforma. “Com o início do transporte de grãos pela ferrovia, toda a soja produzida no Tocantins e na região de influência, principalmente no oeste da Bahia, vai ser transportada pelos trilhos da Norte Sul”, explica João Telmo.


Integração de transporte


A inauguração do Pátio Palmas/Porto Nacional, realizada no último dia 21 de setembro, com a presença do presidente Lula, foi mais um marco na estruturação de um sistema integrado de transporte que ligará todo o Brasil aos seus Portos, e em particular esse projeto vem atender a dois, dos maiores gargalos econômicos do corredor Centro-Norte, que são o barateamento dos custos de produção e ainda alternativas de transporte para escoamento da produção.


Corredor Centro-Norte


Para se ter uma ideia, o Corredor Centro-Norte reúne um fluxo de produção oriundo dos estados de Tocantins, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Bahia. De acordo com a Valec – com 504 quilômetros concluídos, a Ferrovia Norte-Sul já transporta anualmente, cerca de 4,9 milhões de toneladas. O escoamento da produção pela ferrovia representa para o produtor local uma redução no custo do frete calculada em torno de 30% em relação ao praticado pelo modal rodoviário.


Segundo previsão do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento, a safra atual pode chegar a 143,95 milhões de toneladas e o corredor tem exatamente, o objetivo sustentar a expansão da produção agrícola brasileira, melhorando o escoamento interno e a exportação.


Licitação


A concorrência inclui a elaboração, por parte das proponentes vencedoras dos projetos e das obras das instalações necessárias ao uso das respectivas áreas. A entrega das propostas deve acontecer na data de 19 de outubro, às 10h, na sala de reuniões da Valec no Setor de Autarquias Norte – SAN, Quadra 3, Lote A, Edifício Núcleo dos Transportes, Brasília/DF para entrega dos Envelopes nº. 1, 2 e abertura do Envelope nº. 1.


O edital e seus anexos podem ser adquiridos na Valec, mediante o pagamento da importância de R$ 50,00 (cinquenta reais), ou ainda retirado gratuitamente no site da Valec,  www.valec.gov.br.


Serão 15 lotes, com preços total mínimo estabelecido pela Valec,  que variam de R$ 22.775,62/ano a R$ 80.042,35/ano. O prazo total de exploração é de 15 (quinze) anos, renováveis por igual período.


A forma de pagamento de valores relativos ao arrendamento de cada lote será de 30% (trinta por cento) na assinatura do contrato e 70% (setenta por cento), 180 (cento e oitenta) dias após a assinatura do contrato.


Somente poderão participar da presente concorrência as empresas e instituições que tenham ramo de atividade compatível com o objeto desta licitação e cumpram as exigências estabelecidas neste edital.


As micro-empresas ou empresas de pequeno porte deverão apresentar declaração de comprovação de enquadramento em um dos regimes, para que possa ter o beneficio do tratamento diferenciado e favorecido na presente licitação, na forma do disposto na Lei Complementar nº. 123 de 14/12/2006.


Ferrovia


Até 2003, a Norte-Sul só tinha 215 km dos 1.574 km do traçado original concluídos (95 km no governo Sarney e outros 120 km no governo Fernando Henrique Cardoso). No governo Lula, foram concluídos 504 km da ferrovia e outros 855 estão em obras, de acordo com o Ministério dos Transportes.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: O Girassol (TO)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0