Três vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegaram nesta segunda-feira, 13, a Alagoas e foram entregues em uma solenidade realizada em frente a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no Centro de Maceió.
O comboio saiu do município de Barbalha, no Ceará, onde está situada a indústria que produz o VLT e foi recebido pelo ministro das Cidades e presidente do Conselho de Administração da CBTU, Márcio Fortes, juntamente com o presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães.
O governador do Estado, Teotonio Vilela Filho, o prefeito de Maceió e Rio Largo, Cícero Almeida e Toninho Lins, além do senador eleito Benedido de Lira, do deputado federal reeleito Givaldo Carimbão, entre autoridades políticas e secretários de Estado também participaram da solenidade que marca a substituição do trem de ferro que faz o trecho Rio Largo/Maceió.
Em entrevista à imprensa, o presidente da CBTU, Elionaldo Magalhães, afirmou que o VLT, que para muitos parecia um sonho distante, deve se tornar realidade ainda este ano. “Acredito que em 15 dias o VLT começará a operar em Alagoas”. Magalhães informa que os próximos passos serão a montagem e testagem (frenagem, aceleramento, rampa e carregamento) e confirmou a presença do presidente Lula na entrega oficial do projeto.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Outros dois estados vão receber o VLT: Recife e Fortaleza. “Esse é o primeiro veículo deste porte fabricado na América Latina, no Brasil e no Nordeste”, destaca Magalhães.
A obra do VLT contou com investimento de R$ 174 milhões para a construção de 32 quilômetros de linha férrea e aquisição de vagões. O projeto prevê trajeto cortando três cidades: Maceió, Rio Largo e Satuba. Na capital alagoana, o trajeto vai interligar pontos de tradicionais congestionamentos de trânsito, como o centro e os bairros Poço, Mangabeiras e sítio histórico de Jaraguá.
A expectativa é que o veículo transporte cerca de 40 mil usuários. Embora circule nos trilhos, o VLT seguirá normas comuns aos demais motoristas. Os VLTs param em semáforos e dão preferência quando necessário. Os VLTs de Maceió serão movidos a diesel, climatizados e atingirão velocidade máxima de 80 km/h.
Trânsito
Em virtude da chegada dos vagões do VLT a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) interditou um trecho da Buarque de Macedo, no Centro de Maceió.
Já o trecho localizado em frentre a CBTU, na Rua Barão de Atalaia, também foi interditado em função da solenidade de entrega das composições do VLT. Enquanto isso, motoristas desavisados enfrentaram filas de congestionamentos no Centro.
Seja o primeiro a comentar