A agência reguladora de ferrovias dos EUA (Surface Transportation Board, equivalente à ANTT brasileira) anunciou na terça-feira (11/01) que irá considerar uma revisão das regras para forçar operadoras a competir mais agressivamente pela carga dos agricultores, produtores de carvão e outros clientes.
O STB anunciou que vai realizar uma audiência em maio para estudar possíveis mudanças destinadas a estimular a concorrência, e pediu para as ferrovias avaliarem. As regras em questão seriam projetadas para tornar mais fácil para os clientes discutir tarifas e ganhar acesso a ferrovias concorrentes em segmentos atualmente servidos por uma única ferrovia.
A Agência disse que a iniciativa responde às reclamações de longa data dos clientes de que as ferrovias estão aumentando as tarifas e obtendo mais lucros, embora a produtividade não tenha aumentado no mesmo ritmo. A Agência disse que está atenta às preocupações das operadoras de que as novas regras podem prejudicar a sua saúde financeira e reduzir o dinheiro usado para expansão e manutenção das vias.
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Precisamos encontrar um equilíbrio entre garantir acesso a transporte ferroviário competitivo para os clientes e preservar a impressionante retomada econômica do setor ferroviário, disse Daniel R. Elliott III, nomeado pelo presidente Barack Obama no ano passado para assumir a presidência o STB.
Essa é a primeira vez em uma década que o STB realiza essa revisão para estudar preocupações anticoncorrenciais, disse um porta voz do órgão. Isso aconteceu pela pressão de legisladores como o senador Jay Rockefeller (West Virginia), um aliado do setor de carvão, o que levou a uma regulamentação mais rigorosa das ferrovias de carga, reduzindo os fretes. Rockefeller tentou sem sucesso aprovar um projeto de lei no ano passado para re-regulamentar o setor.
Edward R. Hamberger, presidente da Association of American Railroads, principal representação privada do setor, disse que as empresas ferroviárias acreditam que a regulamentação atual permite criar e manter a rede ferroviária norteamericana, que as normas estão estimulando o crescimento econômico, e que a regulamentação não deve ser alterada.
O renascimento ferroviário deste país só foi possível porque a regulamentação hoje vigente permitiu às ferrovias investir US $ 480 bilhões nos últimos 30 anos, criando a rede ferroviária mais segura, eficiente e acessível do mundo, disse ele em um comunicado. Sua associação representa as principais ferrovias de carga: CSX, Union Pacific (UP), Burlington Northern Santa Fe (BMSF) e Norfolk Southern (NS).
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