O governo do Estado desenvolve um “plano B” para viabilizar o transporte ferroviário entre São Paulo e São José dos Campos caso o projeto do governo federal para o Trem-Bala não seja viabilizado.
A ideia do projeto é reduzir o fluxo de veículos pelas rodovias da região. A demanda no trecho São Paulo/ São José, por exemplo, seria de 60 mil viagens diárias. Só a trabalho, seriam mais de 35 mil deslocamentos.
Apesar do projeto, muitos trabalhadores já perderam a esperança de um dia voltar para casa de trem. E não é para menos. O estudo da Secretaria de Transportes Metropolitanos não define prazos para construção de estações ou reforma da malha ferroviária.
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“Eu acho que os meus netos verão isso”, declarou o operador de supermercado Hedipo Davilson de Oliveira, de 23 anos.
Necessidade
Para o deputado federal Carlinhos de Almeida (PT), o governo deveria também pensar em trens regionais que atendam estudantes e trabalhadores das cidades da região. “É necessário fazer um plano diretor para atender os passageiros de São José, Caçapava, Taubaté e Jacareí. Tudo isso integrado com o TAV”.
Segundo o especialista em ferrovias, João Verde, o alto custo é um obstáculo para os governos seguirem com os projetos. “Implantar uma ferrovia é muito caro”. Dificuldade também é para reativar os trens regionais. “80% dos trilhos necessitam ser recuperados. Eles são do século 19, e não suportariam a velocidade e nem mesmo a carga dos trens mais moderno.
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