As obras do trecho Sul da Ferrovia Norte-Sul foram lançadas hoje de manhã em Goianira pelo presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha. O secretário estadual de Infraestrutura, Wilder Morais, acompanhou o evento e também as visitas de Neves a outras cidades goianas abrangidas pelas obras. Prefeitos e vereadores das cidades visitadas estiveram no evento, que teve início em Goianira e se alongou até a tarde. Essa extensão da Ferrovia Norte-Sul terá cerca de 670 quilômetros e está orçada em R$ 2,7 bilhões. O trecho começa em Ouro Verde, percorre o Sudoeste goiano e parte de Minas Gerais, até chegar a São Paulo.
As obras estão dividas em cinco trechos. Quatro deles se encontram em Goiás e representam 450 quilômetros, abrangendo os municípios de Ouro Verde, Petrolina, Goianira, Jandaia, Indiara, Santa Helena, Quirinópolis e São Simão. Nessas cidades goianas percorridas por Juquinha houve também lançamento das obras. O projeto prevê construção de pátios de transbordo em Goianira, Santa Helena e São Simão e ainda uma estação de embarque em Quirinópolis.
Importância
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Mesmo com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul, as estradas ainda vão predominar no escoamento da produção nacional. Segundo Juquinha das Neves, “a Norte-Sul e seus ramais vão representar uma economia de 30% em relação ao frete rodoviário”. Outra vantagem, segundo o presidente da Valec, é a competitividade que produtos como grãos, minérios e combustíveis terão ao chegarem com mais rapidez ao mercado internacional. Para o secretário de Infraestrutura, Wilder Morais, “a Ferrovia Norte-Sul é um grande passo na economia e representa também o princípio da mudança do cenário logístico no Brasil”.
O secretário Wilder Morais destacou outros benefícios da ferrovia. “Seu processo de implantação já representa melhoria e desenvolvimento. Por onde passam os trilhos da Norte-Sul, eles vão deixando um rastro de progresso, a começar pelos empregos gerados durante a execução da obra”. Só nos municípios goianos, a extensão Sul vai gerar 10 mil empregos diretos e cerca de 30 mil indiretos. A previsão é que os maiores beneficiados por este braço da ferrovia sejam os produtores de grãos e a indústria.
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