Uma triangulação negociada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística deve aumentar a quantidade de vagões à disposição da Ferroeste, empresa estatal que administra a ferrovia entre Cascavel e Guarapuava. Pelo acordo, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) – que, assim como a Ferroeste, é subordinada à Secretaria – vai permitir que a América Latina Logística (ALL) aumente o volume descarregado diariamente no Porto de Paranaguá; em troca, a ALL vai ceder mais vagões à estatal ferroviária, que não tem frota própria.
“Tivemos uma reunião ontem [segunda-feira], na sede da Appa, em que definimos esse pré-acordo, que devemos assinar ainda nesta semana. A ALL conseguirá descarregar de 100 a 150 vagões diariamente em Paranaguá. E cederá à Ferroeste uma média de 60 vagões por dia durante todo este ano. No ano passado, eram apenas 20, em média, mas variava muito de um dia para o outro”, disse ontem o superintendente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, em entrevista à Gazeta do Povo. “Com esses 60 vagões, termina a nossa gangorra. Teremos uma frota garantida para o ano todo, sem oscilações, podendo assim fazer um cronograma e fechar contratos com base nele”, acrescentou.
Em nota, a ALL confirmou o acordo, mas avisou que ele é “específico para o mês de fevereiro”, e não para o ano todo. A empresa afirmou ainda que “aguarda informações da Ferroeste sobre a disponibilidade de locomotivas e vagões previstas para o restante do ano, período de março a dezembro, a fim de avaliar a continuidade do acordo”.
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Com vagões garantidos, diz Theodoro, a Ferroeste terá mais tranquilidade para trabalhar a contratação de novas locomotivas. “Estamos negociando um contrato de locação, que pode ser de quatro máquinas de 1,8 mil hp ou de oito máquinas de 1,3 mil hp.” O volume transportado pela estatal cresceu em janeiro e, segundo as projeções do superintendente, continuará avançando. Para fevereiro, a empresa já fechou contrato para transportar 130 mil toneladas, por R$ 1,746 milhão.
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