A discussão técnica nas ferrovias perdeu espaço com a privatização e concessão das malhas. Quando o sistema era estatal, havia a preocupação de debater questões sobre alta tecnologia. Mas hoje, quando há necessidade de aplicar ou aprimorar uma nova solução tecnológica, as operadoras privadas compram a solução pronta ou contratam uma consultoria.
Pensando na necessidade de preencher essa defasagem e retomar as discussões, a Revista Ferroviária e o Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) se associaram para organizar o 1º Encontro Nacional de Tecnologia Metroferroviária, que será realizado na Escola Politécnica da USP, nos dias 5 e 6 de julho.
No evento, serão debatidos oito temas, selecionados pelo Comitê Brasileiro Metroferroviário – CB-6 – da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. São assuntos que hoje preocupam as operadoras e que precisam ser solucionados através da adoção de normas técnicas: materiais alternativos, direito de passagem, classificação de via, passagem de nível, tolerâncias de via permanente, rodas ferroviárias com disco em “S”, dormentes de plástico e lastros.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Qualquer pessoa poderá inscrever seus trabalhos, que serão examinados pelos relatores do CB-6. Os melhores serão apresentados no encontro e se transformarão em normas técnicas. Esta semana, o site da Revista Ferroviária divulgará como os interessados podem inscrever seus projetos.
Seja o primeiro a comentar