A FCA iniciou nesta semana as obras de construção da pera ferroviária do Terminal Intermodal de Pirapora (TIP), no estado de Minas Gerais. A concessionária investirá R$ 9 milhões na nova estrutura de 3,4 km de extensão.
Com a obra da pera, a FCA pretende ampliar a eficiência logística do carregamento de grãos e permitir a redução do tempo de permanência dos vagões vazios no pátio, diminuindo de 30 horas para 6 horas a operação, aproximadamente. A obra deve ficar pronta em maio.
O Terminal Intermodal de Pirapora começou a operar em 2009, depois da reativação do ramal ferroviário que liga Pirapora a Corinto. Com investimentos da ordem de R$ 300 milhões da Vale, FCA, Governo de Minas e prefeitura de Pirapora, o TIP está estimulando a produção do Noroeste de Minas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Para aperfeiçoar a estrutura do ramal, a FCA está investindo desde o ano passado cerca de R$ 12 milhões na manutenção da linha férrea, incluindo a troca de dormentes.
Para este ano, está previsto o escoamento de 650 mil toneladas de grãos, do Terminal de Pirapora até o Porto de Tubarão, em Vitória (ES). No ano passado, mais de 500 mil toneladas foram embarcadas no TIP.
Seja o primeiro a comentar