A Estrada de Ferro Carajás e o Metrô de São Paulo foram homenageados no Prêmio Revista Ferroviária 2011 como Melhor Operadora de Carga e de Passageiros, respectivamente. As duas inscreveram seus cases e foram selecionadas como destaque pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária.
A EF Carajás, que conecta 25 localidades entre Maranhão e Pará, é responsável pela operação do maior trem comercial do mundo, com 330 vagões e mais de três quilômetros de extensão. Em 2010, transportou 102.877 milhões de toneladas de minério de ferro e carga geral, e investiu 37,4 milhões de dólares em projetos socioambientais.
Já o Metrô de São Paulo possui quase 70 quilômetros de extensão, conta com 60 estações e transporta uma média de 3,5 milhões de passageiros por dia. Em 2010, transportou 754 milhões de passageiros, em 900 carros de sua frota. Na pesquisa anual da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), obteve o índice de 84% de aprovação de seus usuários.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Para Sérgio Avelleda, presidente do Metrô SP, o troféu de Melhor Operadora de Passageiros representa o cumprimento da tarefa de transportar, com o mesmo padrão, cada vez mais pessoas na maior cidade do país. “O metrô é amado ou odiado, mas não é indiferente a ninguém em São Paulo. Estamos cientes dessa responsabilidade e um prêmio desse só nos anima a continuar no caminho de prestar um serviço com mais qualidade”, afirmou.
Seja o primeiro a comentar