Em pronunciamento nesta segunda-feira (28), o senador Wilson Santiago (PMDB-PB) solicitou ao Executivo a inclusão da Paraíba no traçado da Ferrovia Transnordestina, que irá ligar o Porto de Suape, em Pernambuco, ao Porto de Pecém, no Ceará. Para o senador, o projeto poderia abranger os municípios de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Sousa e Pombal, interligando-os ao Porto de Cabedelo, vizinho à capital paraibana.
Wilson Santiago lembrou que, em visita às obras de transposição do Rio São Francisco na Paraíba, em dezembro do ano passado, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que o estado seria contemplado no traçado da Transnordestina. A previsão é que a ferrovia tenha 1.728 quilômetros, atuando como fator de integração regional e beneficiando o escoamento da produção de todos os nove estados.
– Espero que a presidente Dilma coloque em prática, pois é um dos pleitos da Paraíba, entre tantos outros necessários para o desenvolvimento do nosso estado – afirmou.
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Wilson Santiago disse ser difícil compreender como um país com o tamanho do Brasil utilize tão pouco o transporte ferroviário, considerado bem mais eficaz e econômico quando se levam em conta as grandes distâncias percorridas pelas cargas no território nacional.
– Com certeza, poderíamos ter menor número de caminhões deteriorando nossas rodovias, o número de acidentes seria bem menor e muitas vidas seriam poupadas se as políticas de transporte tivessem priorizado a utilização da ferrovias – afirmou.
Além de insuficiente, disse Wilson Santiago, a malha ferroviária do Brasil encontra-se subutilizada, sendo responsável pela movimentação de apenas 23% das cargas no país. Esse percentual médio é de 40% em outros países, chegando a 80% na Rússia. A malha ferroviária brasileira é de 29 mil quilômetros, contra 35 mil quilômetros na França; 43 mil quilômetros no Japão; e 63 mil quilômetros na Índia.
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