O ramal ferroviário que liga Brasília (DF) e Luziânia (GO) poderá ganhar um novo serviço. A linha, que atualmente é utilizada apenas para o transporte de cargas, poderá atender a demanda da população das duas regiões.
O anunciou foi realizado nesta terça-feira, 22, por Geraldo Lourenço, diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), durante visita a linha ferroviária entre Brasília e Valparaíso, junto ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
Conforme anunciado, levantamentos iniciais indicam que é possível que o trecho entre Brasília e Luziânia pode ser compartilhado entre trens de cargas e de passageiros. Para isso, serão necessárias algumas melhorias na infraestrutura, como reforço, troca de dormentes e construção de estações de embarque/desembarque.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Segundo o diretor, os estudos do órgão devem ser finalizados em quatro meses. Esta análise definirá todas as necessidades para o transporte de passageiros pelos 75 quilômetros de linha férrea entre Brasília e Luziânia.
O governador Agnelo Queiroz, que solicitou os estudos ao Ministério dos Transportes, destacou que “a opção ferroviária pode melhorar muito o sistema de transporte da capital federal”. Ele disse ainda que, a partir dos estudos, é possível até pensar no trem de passageiros até Anápolis e Goiânia.
Seja o primeiro a comentar