O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu e aceitou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para implantação do ramal ferroviário entre Itiquira e Rondonópolis, trecho de 260 quilômetros, a ser implantado pela América Latina Logística Malha Norte (ALL).
O aviso está publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira e o órgão ambiental deve marcar, em até 45 dias, uma audiência pública para debater o licenciamento ambiental da obra. Cópias do EIA/Rima estão disponíveis aos interessados nas prefeituras dos dois municípios, nas superintendências do Ibama, Iphan e Incra em Mato Grosso, e na Secretaria de Estado de meio Ambiente (Sema).
A expansão da malha ferroviária foi assumida pela ALL no ano passado, dividida em quatro lotes, com recursos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A expectativa é que o novo trecho impulsione o escoamento da safra mato-grossense de 2012, complementando o transporte da produção já realizado pelos terminais de carregamento da Ferronorte existentes no Estado, em Alto Taquari e Alto Araguaia – que escoam mensalmente 950 mil toneladas de grãos.
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Após anos de espera, a chegada prevista da linha até Rondonópolis é a conclusão de parte de um projeto. Contudo, segue a reivindicação para que os trilhos cheguem até Cuiabá – incremento de 200 quilômetros na via. A proposta é liderada pelo “Movimento Pró-Ferrovia em Cuiabá”, que solicita a inclusão do trecho no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC.
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