Em 1981, uma viagem entre Paris e Lyon revolucionou o conceito de que os europeus tinham sobre a ferrovia. Foi a primeira viagem da sigla do agora famoso TGV, o Trem de Grande Velocidade, da empresa estatal SNCF, que abriu a história de alta velocidade no continente europeu. São 30 anos dessa viagem e do TGV, que nos últimos anos tem vindo a Londres ou Barcelona, e será comemorado com os passageiros em uma exposição itinerante entre 16 abril – 14 julho, que promete fazer de cada estação uma festa popular.
Não há dúvida de que o DNA do TGV faz parte da França. O presidente da SNCF, Guillaume Pepy, diz em uma carta aberta que o comboio “está tão presente em nossas vidas, que já não causa surpresa.” No entanto, acrescenta, o TGV tem expandido nossas fronteiras geográficas e tecnológicas. Por 30 anos, traz um novo significado à ideia de viagem.”
A SNCF prepara um trem que viajará no 18º aniversário das principais estações da rede, a partir de Bruxelas até Bordeaux. Revestido com as cores corporativas do aniversário, o comboio vai levar a cada cidade uma exposição que traça a história da velocidade francesa de alta velocidade, a partir de pontos de vista diferentes. Os visitantes podem ver como o trem mudou nessas três décadas e, por sua vez, refletir sobre as mudanças individuais e coletivas que a sociedade francesa tem tido com a sua chegada, a partir da própria visão do espaço e do tempo com a redução das distâncias no país.
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O show também vai até o “espelho” para testemunhar o trabalho por trás de cada trem: a partir dos engenheiros que pensam nas suas viagens pessoais, aos montadores, agentes de limpeza … Finalmente, a exposição termina em “outras vistas do TGV “para discutir a sua conversão em ícone de mídia.
A SNCF afirma que o aniversário será interativo. Portanto, além de criar um site, organizou um concurso para descobrir qual foi à melhor experiência a bordo de um TGV que os usuários já tiveram. O vencedor irá viajar em um reservado de 30 horas acompanhado de trinta pessoas de sua escolha.
História TGV
No mesmo ano da sua inauguração, o TGV tem seu primeiro recorde de velocidade: 380 km / h. Ele já ganhou mais dois registros mundo. A primeira, em 1990, chegou a 515,3 km / h. E a segunda, em 2007, ultrapassou 547 km/h. No entanto, além dos registros, a história do TGV destaca a sua expansão em todo o país.
Em 1989, o TGV não ligava apenas Paris a Lyon, o primeiro caminho, mas também cidades como Rennes e Bordeaux. Foi a primeira expansão, que levou o comboio de alta velocidade a oeste e sudoeste da França. Em 1993, o TGV começou a apontar para o norte, e tinha os olhos postos sobre a futura conexão com as Ilhas Britânicas através do Canal Inglês. Enquanto isso, a SNCF trabalhou para unir a província e evitar viagens de alta velocidade pelas ruas de Paris.
Em 1994, Lille e Lyon são conectadas em uma viagem de três horas. Em 2001, o trem conquista o Mediterrâneo e chega a Marselha. Seis anos mais tarde veio em Estrasburgo e, em 2010, a Barcelona, graças a franco-espanhola. E agora ao canal Reno-Ródano para unir Lyon a Frankfurt.
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