O veículo leve sobre trilhos (VLT) de Brasília tem como entrar em operação antes da Copa do Mundo de 2014 – desde que a sua construção seja liberada em no máximo três meses. O primeiro trecho, que ligará o Aeroporto Internacional de Brasília ao setor Norte da cidade, pode ser terminado 2 anos depois da liberação das obras. Seriam necessários mais 3 meses de testes para o início da operação comercial. Somando ambos os prazos, o VLT local estaria apto a circular no final de 2013, a tempo de atender aos turistas que virão a Brasília para a edição nacional da Copa do Mundo de Futebol.
Respeitado este cronograma, o custo da obra – R$ 1,55 bilhão – não teria de ser revisto, pois assim não seria preciso que os canteiros operassem de noite, quando a hora extra é 50% mais cara. Como o VLT é uma obra “linear”, diversos trechos podem ser construídos ao mesmo tempo, o que reduz o tempo de execução do empreendimento, mesmo com o trabalho sendo feito só durante o dia. Deste R$ 1,55 bilhão previsto, R$ 1 bilhão será usado para custear o trecho entre o aeroporto e o início do setor Norte. O restante será investido nos trilhos até o fim da Asa Norte.
A obra do VLT candango começou em dezembro de 2009, mas só 2% do cronograma foram executados até o momento. A empreitada está suspensa por decisão da 7ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal. Não há previsão de prazo para sua retomada.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar