O vice-presidente da Abifer, Luis Fernando Ferrari, afirmou que para o Brasil voltar a ter trens regionais que compitam com o transporte rodoviário, eles devem ser modernos e pontuais. A afirmação foi dada durante a conferência Rail and Metro Latin America, realizada nesta quinta-feira, 12, em São Paulo.
“O serviço deve ser novo e moderno, além de rápido e vantajoso para o usuário trocar o ônibus pelo trem”, afirmou Ferrari. Ainda segundo ele, existem 14 possibilidades de recuperação de linha já existente no Brasil (que atualmente faz o transporte de carga) para o transporte de passageiros entre cidades.
Em São Paulo já existem dois projetos licitados para trens regionais, entre São Paulo e Santos e São Paulo e Sorocaba. O edital para os estudos do eixo São Paulo-Sorocaba foi publicado em 29 de outubro do ano passado e aguarda propostas das empresas. A licitação para estudo do traçado São Paulo-Santos foi aberta em 31 de dezembro, mas no dia 5 de janeiro foi publicado seu adiamento por tempo indeterminado. Outras cidades como Campinas, Jundiaí e São José dos Campos estão sendo estudadas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar