Dois fabricantes de trem chineses estão para se instalar no Rio de Janeiro. A China Machinery Corporation (CMC) e a China Northern Railwails fecharam uma parceria técnica com a TTrans, empresa ferroviária sediada em Três Rios, no Sul Fluminense. A ideia é instalar uma unidade de montagem e manutenção das 34 novas composições compradas pelo governo à CMC.
A prefeitura já liberou um terreno de 12.600 m² para montagem da fábrica. A fixação de uma base do grupo no estado deverá desonerar o custo da manutenção dos trens, além de incrementar a indústria metroferroviária.
– Estamos vivendo um momento de franca expansão do sistema ferroviário urbano, e essa aliança comprova isso. Na próxima semana estaremos novamente reunidos na China para conferir o primeiro dos 30 trens que serão entregues. A partir dessa parceria teremos garantia e assistência técnica para as nossas composições sem tempo limite – disse o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Segundo o prefeito de Três Rios, Vinicius Farah, a chegada dos chineses representa novas vagas no mercado de trabalho.
– Hoje a TTrans já emprega cerca de 700 pessoas. Com os chineses, esperamos que esse número venha a quadruplicar – comemora.
Seja o primeiro a comentar