A Excell Motores – empresa brasileira com 56 anos de atuação no setor ferroviário – fez a requisição, no dia 4 de maio, ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) da patente para produzir truque radial para locomotivas. A expectativa é disponibilizar os truques para o mercado no final deste ano.
O truque radial altera automaticamente a variação angular dos eixos, conforme as curvas das ferrovias, o que proporciona menos atrito no contato das rodas com os trilhos, reduzindo o desgaste dos frisos e da via permanente. A tecnologia é inédita no setor ferroviário que, pela primeira vez, poderá utilizar amortecedores de cilindro de nitrogênio, para amenizar os impactos.
“O programa consiste em converter a tração de corrente contínua (DC) para corrente alternada (AC). Se fez necessário desenvolver novos motores de tração AC. Para produzir melhor resultado, foi preciso aumentar o tamanho desse motor, remover o redutor tradicional e criar o motor concêntrico”, afirma o diretor-superintendente, Ariovaldo C. Ribeiro.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Seja o primeiro a comentar