O I Encontro Nacional de Tecnologia Metroferroviária, realizado pela Revista Ferroviária, Simefre e ABNT – CB06, e que acontecerá nos dias 5 e 6 de julho, na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de novas normas técnicas para as ferrovias brasileiras. Desde a privatização na década de 1990, a discussão de novas tecnologias para o setor está adormecida. No encontro, os técnicos terão a oportunidade de inscrever seus trabalhos, que serão discutidos e poderão virar normas técnicas.
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica. As normas são elaboradas por voluntários autônomos e especialistas, se tornando obrigatórias somente quando explicitadas em um instrumento do Poder Público (lei, portaria, normativa, etc.) ou quando citadas em contratos.
“O Comitê de Estudos da ABNT oferece a oportunidade das empresas fabricantes produzirem produtos com alta confiabilidade técnica e de segurança”, afirma Paschoal de Mario, engenheiro mecânico de máquinas e civil e assessor técnico do Simefre. “No caso de empresas transformadoras, e componentes que proporcionem além da ótima qualidade, a sua intercambiabilidade com os demais produtos evitando dessa forma o indesejável retrabalho. E, quanto aos consumidores finais, a certeza da obtenção de um produto que proporcione boa performance, alta durabilidade e satisfação almejada”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Os interessados podem fazer o envio dos trabalhos através do site: www.revistaferroviaria.com.br/encontro
Clique aqui e veja o artigo “A Norma Técnica e sua importância” na íntegra.
Seja o primeiro a comentar