No encerramento da 6ª Semana do Meio Ambiente, realizado nesta segunda-feira (06/06) pelo Metrô de São Paulo, o secretário do Meio Ambiente do Estado, Bruno Covas, afirmou que 90% dos gases causadores do efeito estufa liberados na região metropolitana são provenientes dos transportes.
Covas também destacou que, para atingir a meta imposta no Plano Diretor de São Paulo, a qual prevê a redução de 20% na emissão de gases do efeito estufa até 2020, o transporte sobre trilhos será fundamental. “Essa nova meta é um desafio muito grande, e o metrô é um dos grandes aliados para que possamos alcançá-la”, afirmou.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, salientou que o metrô paulistano foi o primeiro a ter uma certificação ISO ambiental e reafirmou a importância do setor ferroviário para a diminuição da emissão de poluentes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
Segundo ele, a participação do sistema metroviário no transporte da cidade aumentou de 10% para 35% nos últimos 15 anos. “Isso é muito positivo, se pensarmos que a emissão de CO2 pelo sistema é 30% menor que nos carros”, ressaltou Fernandes.
Seja o primeiro a comentar