Desafios do Metrô Rio

Seja lá quem for o novo presidente da Metrô Rio, o escolhido terá de correr contra o tempo para não descarrilar por causa da superlotação. Controlada pelo grupo Invepar desde 2009, a concessionária registrou aumento de 13,34% no volume de passageiros transportados desde então, passando de 547 mil para 620 mil usuários por dia. Se mantiver esse percentual, baterá a casa dos 700 mil já em 2012. Esse número, no entanto, é a capacidade máxima dos 32 trens do metrô.


Quase metade disso virá do aquecimento da economia. A projeção atual aponta para a casa dos 5% no fim do ano. Especialistas no mercado dizem que o aumento na produção industrial e, consequentemente, de empregos, leva também a uma demanda maior de usuários dos meios de transporte de massa.


Presidente demissionário, José Gustavo de Souza Costa comandará a AUX, a nova empresa de mineração de ouro, prata e cobre do conglomerado EBX, do empresário Eike Batista. Souza Costa deve permanecer no cargo até julho. Durante este período de transição, a Invepar procura por um substituto, que pode até sair de suas fileiras.


Composta por fundos de previdência (Previ, Petros e Funcef) e pelo grupo OAS, a Invepar atua exclusivamente na área de infraestrutura de transportes. Sob o seu guarda-chuva, estão a Metrô Rio, a Lamsa (leia-se Linha Amarela) e administração das rodovias Raposo Tavares (SP), BA-099, BA-093, BR-116 (Rio-Teresópolis-Além Paraíba) e as ligações viárias do Porto de Suape (PE).


De acordo com fontes da concessionária, o metrô pode transportar algo entre 650 mil a 700 mil passageiros por dia. O limite deverá ser atingido no momento em que entrar em operação a primeira das 19 composições com 114 vagões compradas por US$ 148,2 milhões da chinesa Changchun Railway Vehicles. O trem deve chegar ao Rio em dezembro e será testado logo em seguida. A estimativa é que entre em operação em março de 2012. Os demais devem desembarcar na cidade ao longo do ano.


Com essa aquisição, a Metrô Rio aumentará sua frota em 63% e reduzirá o tempo de espera para dois minutos no trecho entre a Central e Ipanema. A empresa já tem acertada uma opção de compra para mais 19 trens, já com vistas à ampliação da Linha 1 para a Barra da Tijuca.

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