A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) publicou hoje, 20/07, no Diário Oficial da União, o novo marco regulatório para o transporte ferroviário de cargas no Brasil. A partir de agora, as operadoras deverão seguir as três resoluções, que pretendem tornar as operações ferroviárias mais competitivas.
As novas regras estabelecem, entre outros pontos, o direito de passagem e tráfego mútuo, para que as demais concessionárias possam compartilhar a malha mediante pagamento de uma taxa. Além disso, a operadora deverá utilizar seus trens para transportar a carga do cliente que necessitar passar por aquela via.
Passam a valer também as metas de produção e segurança por trecho, para que as malhas subutilizadas sejam reativadas pelas concessionárias. Por último, a resolução prevê a defesa do usuário do transporte de carga, oficializando os direitos dos clientes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
O diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, dará uma coletiva de imprensa hoje, às 15 horas, na sede da agência em Brasília, para esclarecer a nova regulamentação.
Confira a íntegra das resoluções publicada no Diário Oficial da União.
Seja o primeiro a comentar