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O I Encontro Nacional de Tecnologia Metroferroviária, que aconteceu nos dias 05 e 06 de julho, reacendeu a discussão de novas normas técnicas para o setor metroferroviário brasileiro, que necessita de soluções tecnológicas para o desenvolvimento do setor e para a consolidação da qualidade dos produtos nacionais. Na ocasião, foram apresentados e debatidos oito trabalhos técnicos, que serão encaminhados à ABNT para estudos e, se aprovados, virarão normas para o setor. O encerramento do encontro contou com a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes.
Segundo o engenheiro ferroviário da AmstedMaxion, Sérgio Romano, é importante ressuscitar a engenharia ferroviária no Brasil, que precisa do patrocínio do governo e das concessionárias, em parceria com universidades para desenvolver os produtos nacionais, que “não ficam devendo nada para os importados”, porém necessitam de normas mais claras e específicas para atestar sua qualidade. “O embrião está lançado, mas isso tem que caminhar, se queremos ser um país de cunho ferroviário e não apenas um grande operador ferroviário, pensando apenas no bolso”, finalizou Romano.
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Confira abaixo os trabalhos apresentados durante o encontro:
– Direito de passagem: Mecanismos de regulação para incentivar a interoperabilidade na malha ferroviária brasileira;
– Passagem de nível: Sinalização padrão de uma passagem de nível em perímetro urbano;
– Traçado e infraestrutura: Classificação de via e capacidade;
– Tolerâncias dimensionais de via permanente: Avaliação da interação veículo-via através de simulação dinâmica;
– Dormentes e lastros: Estudo da caracterização ambiental e viabilidade da escória de aciaria LD para uso como lastro ferroviário;
– Dormente de plástico reciclável: Solução viável para dormente;
– Vagões, truques e acessórios: Classificação e identificação de vagões;
– Rodas, eixos e rolamentos: Necessidades para normatização de rodas ferroviárias.
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