Alvo de ação da Promotoria de Araraquara, a ALL (América Latina Logística) fechou na última quinta-feira um acordo com o intuito de reduzir o barulho provocado por uma oficina que faz a manutenção das locomotivas.
Segundo a ALL, os testes de potência das máquinas, agora, não serão mais feitos das 21h às 6h. No restante do dia, no entanto, a atividade vai ocorrer normalmente.
A oficina da ALL fica em um bairro residencial da cidade, o Vila Ferroviária, e o barulho tem incomodado os moradores do local.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Por isso, o promotor José Carlos Monteiro disse que só o acordo não põe fim à ação.
A decisão final, segundo Monteiro, depende da perícia técnica da Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) para comprovar se a limitação do horário implica em menos ruído na região.
De acordo com o gerente da Cetesb em Araraquara, Jorge Luis Carizia, a ALL já foi advertida pelo excesso de barulho da oficina em 2007.
Desde então, ela foi multada três vezes por não se adequar ao limite de ruídos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Em valores atuais, as multas variam de R$ 8.750 a R$ 34.900.
Monteiro diz que a ação civil pública começou em 2007 por iniciativa de moradores. Porém, desde então, as tentativas para um acordo com a ALL não tinham efeito.
Para a Promotoria, os ruídos caracterizam poluição sonora e podem levar a distúrbios do sono, estresse, perda da audição, falta de concentração e até aumento do batimento cardíaco, entre outros problemas de saúde.
Seja o primeiro a comentar