São Paulo aplicará até R$ 19 bi em linhas de trem

O Estado de São Paulo, que teve ontem seu limite de endividamento elevado em R$ 6 bilhões, planeja investir até R$ 19 bilhões em novas linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com licitações previstas para ocorrer em 2012. Os empreendimentos, porém, estão ainda em fase de projeto. Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), parte do crédito liberado deverá ser dirigido para a mobilidade urbana.


O presidente da CPTM, Mário Bandeira, informou que o plano de investimentos se concentra em sete projetos. Considerando apenas o período de 2012 a 2015, a previsão é investir R$ 9,4 bilhões.


Os projetos são a extensão da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) até Varginha, bairro da zona sul de São Paulo; os expressos do ABC e de Jundiaí; a ligação até Alphaville; os trens regionais para Santos e Sorocaba; e o trem até Guarulhos. “Queremos mudar o padrão de serviços, reestruturar a empresa”, diz Bandeira, que participou ontem da feira Negócios nos Trilhos, em São Paulo.


A extensão da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), da estação de Grajaú a Varginha, terá 4,5 quilômetros (km) de extensão e o investimento é estimado em R$ 249 milhões. A obra está em fase de formulação do projeto executivo, com licitação prevista para o segundo semestre de 2012, o que permitiria entregá-la em setembro de 2014, segundo Bandeira.


O expresso do ABC terá 25,2 km de extensão e um custo de R$ 1,5 bilhão. O investimento deve ser uma parceria público-privada. A CPTM deverá contratar os estudos para o projeto executivo em dezembro deste ano e licitar a obra no segundo semestre de 2012.


A linha até Alphaville, entre a capital e Barueri, terá 10 km e custará R$ 750 milhões. O governo vai contratar o projeto executivo e quer colocar os trens em operação em 2015.


Outra PPP deve ser o Expresso Jundiaí, que ligará a capital e a cidade do interior em 25 minutos, com 47 km de trilhos. Está em fase de projeto básico, com previsão de ser concluído no segundo semestre de 2012. O investimento é de R$ 3,25 bilhões.


Os trens para Sorocaba e Santos estão em estudo preliminar. O investimento está estimado entre R$ 3 bilhões e R$ 6 bilhões. É possível que a linha para Sorocaba seja construída por meio de uma PPP. Com ela, a viagem de 90 km poderá ser feita em 40 minutos.


Para Santos, a transposição da Serra do Mar é a maior dificuldade, mas segundo o presidente da CPTM o projeto é importante por causa do crescimento que terá a Baixada Santista com a exploração do pré-sal. “Não teremos alternativa para evitar gargalos.” Serão 72 km de trilhos e uma viagem de 40 minutos.


O trem para Guarulhos sairá da estação Engenheiro Goulart, da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), na zona leste da capital, e chegará ao aeroporto de Guarulhos. O investimento será de R$ 1,2 bilhão e, segundo Bandeira, a CPTM está finalizando acordo com a Infraero para a construção de uma estação no aeroporto. A intenção do governo é terminar a obra em 2014, mas, segundo Bandeira, ela não ficará pronta para a Copa do Mundo de futebol de 2014.

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