O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT), Bernardo Figueiredo, afirmou nesta sexta-feira que está negociando com as concessionárias do segmento de ferrovias as alternativas para modernizar os trechos em operação que estão subutilizados por falta de investimentos.
Figueiredo disse que foram selecionados três trechos inicialmente. Dois deles estão concedidos à FCA, os de Recife a Belo Horizonte e de Vitória ao Rio de Janeiro. O outro está com a concessionária ALL, no trajeto de São Paulo a Porto Alegre.
O diretor da ANTT esclareceu que os três trechos oferecem condições de trafegabilidades conforme estabelece o contrato de concessão, mas precisam ter a capacidade de transporte e velocidade ampliada. “Só colocar eles em condições adequadas [aos contratos] não é suficiente para estarem em condições competitivas”, afirmou Bernardo em encontro com jornalistas.
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A ANTT debate duas alternativas de acordos com as concessionárias. A primeira prevê que as empresas reformem os trechos e obtenham retorno financeiro a partir do ganho de eficiência da ferrovia. A segunda possibilidade estabelece a devolução do trecho envolvido na negociação para que o governo faça uma nova licitação garantindo apenas o direto de transporte do volume previsto no contrato antigo.
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