O transporte de carga por ferrovia feito por concessionárias do setor deve chegar a 530 milhões de toneladas úteis em 2011, resultado 12,7% maior que em 2010 (470,1 milhões de toneladas úteis). A previsão está na pesquisa de ferrovias divulgada nesta quinta-feira (15) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
As 470,1 milhões toneladas transportadas pelas concessionárias em 2010 representaram um aumento de 18,8% em relação a 2009, quando passaram pelas ferrovias brasileiras 395,5 milhões de toneladas úteis. O resultado de 2009 foi a primeira queda no volume transportado desde 1999, reflexo da crise financeira internacional que teve início em setembro de 2008.
Dos 470,1 milhões de toneladas transportadas no ano passado, 345,1 milhões de toneladas (73,4%) foram de minério de ferro e carvão mineral, de acordo com a pesquisa.
Em 2010, o investimento nos setor ferroviário somou, segundo a pesquisa, R$ 3,053 bilhões, sendo que as concessionárias foram responsáveis por R$ 2,941 aplicados – incluindo, entre outras medidas, melhoria nas vias e aquisição de locomotivas e vagões. Em 2011, o investimento no setor deve chegar a R$ 3 bilhões.
Malha
De acordo com o presidente da seção de transporte ferroviário da CNT, Rodrigo Vilaça, na próxima década o governo e as concessionárias devem investir cerca de R$ 25 bilhões no setor.
A principal medida, segundo ele, será a construção do ferroanel em São Paulo. O projeto, do governo paulista e do governo federal, pretende acabar com o compartilhamento de linhas entre trem de passageiros e de carga em São Paulo por meio da criação de uma nova linha, que deve acompanhar o traçado do Rodoanel.
Vilaça disse ainda que a demanda atual por transporte de carga nas ferrovias exigiria que o país tivesse 52 mil quilômetros de trilhos. O atual sistema ferroviário brasileiro tem 30.051 quilômetros, sendo 28.614 sob concessão.
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