Italo, o primeiro trem de alta velocidade de uma empresa privada da Itália, foi apresentado nesta terça-feira em Nola, próximo a Nápoles, pela empresa ferroviária NTV, que pretende competir a partir de 2012 com a estatal Trenitalia.
Apresentado por Montezemolo como o trem mais moderno da Europa, é a última geração do renomado TGV francês e custou 90 milhões de euros, provenientes de investidores privados.
A companhia nacional francesa SNCF possui 20% da NTV, grupo fundado por empresários italianos liderados por Montezemolo, ex-presidente do grupo Fiat e atual chefe da Ferrari, e Diego della Valle, dono da marca de luxo Tod’s. O novo trem realizará 51 conexões por dia e um total de 12,3 milhões de quilômetros ao ano.
O Italo deverá entrar em funcionamento a partir de março de 2012 e terá três níveis de comodidades: smart, primeira classe e club. Todos os vagões terão wi-fi e os passageiros poderão aproveitar uma sala de cinema.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar