Justiça barra acordo firmado entre a ANTT e ALL

A Justiça Federal determinou a suspensão do acordo firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária ferroviária América Latina Logística Malha Paulista para a retirada de 2.375 vagões velhos espalhados pelas ferrovias do Estado. A liminar foi dada ontem em ação movida pelo Ministério Público Federal. Os vagões pertencem ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e seriam trocados por 1.116 vagões novos ou reformados oferecidos pela ALL.


A Revista Ferroviária entrou em contato com a ALL que declarou, através de sua assessoria de imprensa, que vai recorrer da decisão, “uma vez que o processo de substituição dos vagões é regular e está amparado nos Contratos de Concessão e Arrendamento, que preveem a substituição dos ativos”.


Leia na íntegra a nota da ALL:


A ALL – AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA, empresa que administra a concessão ferroviária da Malha Paulista, informa que irá recorrer da decisão, uma vez que o processo de substituição dos vagões é regular e está amparado nos Contratos de Concessão e Arrendamento, que preveem a substituição dos ativos.
 
A substituição de ativos obsoletos e sem condições de uso por novos, de maior capacidade, é essencial para que a ALL cumpra seu papel de elevar o patamar da logística ferroviária de cargas. Neste processo, 2.375 vagões considerados sucata e sem condições de recuperação, com capacidade média para 43 toneladas e idade média de 47 anos, foram substituídos por 1.116 novos vagões, com capacidade para até 120 toneladas, em condições de equivalência. Um ganho de capacidade de aproximadamente 10% na frota substituída, o que garante ainda maior disponibilidade e eficiência à operação ferroviária, agregando valor ao patrimônio da União, que passa a integrar estes ativos.
 
Desde 2006, quando assumiu o controle da Ferroban para operar a malha no Estado de São Paulo, a ALL ampliou em 84 % o volume transportado e reduziu em 74 % a taxa de acidentes na região. Tudo isso só foi possível pela modernização dos ativos, vagões e locomotivas, investimentos na via permanente e tecnologia.

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