MRS dá início à segregação

As obras para segregação das linhas férreas em Poá já foram iniciadas. A meta é criar uma terceira linha para que os trens de carga da MRS Logística não dividam os mesmos trilhos com os da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).


Até o momento não estão previstas desapropriações para a execução do projeto, que foi iniciado com o reforço das vigas que sustentam um trecho da linha 12 – Safira (Calmon Viana / Brás) que passa sobre a avenida Fernando Rossi.


De acordo com o diretor da Secretaria de Obras de Poá, Ivan Machado, o pontilhão no qual o trem passa está sendo reforçado. “O projeto começou nessa parte. Está sendo feita uma terceira viga para suportar a implantação de mais uma linha. Uma faixa da avenida está interditada para que funcionários da MRS trabalhem no local”, explicou. Segundo ele, após o reforço da estrutura, a instalação dos novos trilhos será iniciada a partir da estação de Calmon Viana.


O prazo para que as obras sejam concluídas e o orçamento destinado ao projeto não foram informados pela MRS nem pela Prefeitura de Poá. “Trata-se de uma obra grande e complexa, não temos ideia de quando ela estará pronta e em uso”, destacou Machado. Segundo ele, a cidade não sofrerá com desapropriações. “A área em que será instalada a terceira linha já é de uso da CPTM, que concedeu o espaço para a obra da MRS”. Ele informou ainda que o canteiro de obras da empresa está instalado em um terreno público localizado nos fundos da Praça de Eventos, na região central.


A segregação das linhas foi prometida pela MRS em 2007. O projeto prevê a divisão de um trecho de 12 quilômetros ente as estações de Suzano e Manoel Feio, em Itaquaquecetuba. O investimento será de aproximadamente R$ 100 milhões por parte da empresa de transporte de carga. Em Poá, o projeto foi protocolado na prefeitura em agosto de 2010 e aprovado no mês seguinte. Durante evento realizado em outubro do mesmo ano, a direção da CPTM e o diretor-presidente da MRS Logística, Eduardo Parente, assinaram convênio para a separação das linhas nas três cidades.


Córrego


Para que a divisão das linhas tenha sucesso, a Prefeito de Poá apresentou um plano à CPTM para evitar que o córrego Bela Vista transborde e inunde o leito ferroviário, além dos bairros Vila Lúcia e Vila Varela. De acordo com Machado, a obra está em negociação. “Ainda estamos aguardando um posicionamento da CPTM e da MRS”, ressaltou o diretor. (Fonte: Diário do Alto Tietê).

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Fonte: Diário do Alto Tietê

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