O novo presidente da Valec, José Eduardo Castello, fez uma série de mudanças nos cargos de diretoria da empresa. Em decisão publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União, foram exonerados da estatal das ferrovias os superintendentes Márcio Guimarães Rezende e Luiz Antonio Naresi. Ambos ocupavam cargos comissionados. O coordenador de projetos Luiz Antonio Sampaio Barreto também foi afastado, além do secretário da diretoria Francisco Pudney Costa.
Em recente entrevista ao Valor, José Eduardo Castello afirmou que a Valec passará por um aumento do quadro de empregados, mas também haverá redução drástica do número de colaboradores comissionados.
Hoje, a Valec tem 370 trabalhadores, dos quais 245 são comissionados. Um concurso público será divulgado no início de 2012. A previsão é ampliar o quadro funcional para pelo menos 500 pessoas, das quais apenas 10% serão comissionadas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
As mudanças nos cargos de confiança fazem parte do processo de reestruturação da estatal. A crise dos Transportes detonada em julho levou à queda do então presidente da Valec, José Francisco das Neves, além do diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, e do ex-ministro dos Transportes e senador Alfredo Nascimento (PR-AM). Cerca de 30 servidores da Pasta foram afastados desde então. O Dnit anunciou recentemente que só aceitará funcionários de carreira para ocupar comandar suas regionais em cada Estado do país, reduzindo a possibilidade de loteamento político nas superintendências da autarquia.
Seja o primeiro a comentar