Bondes de Santa Teresa voltam a circular em 2014

Com o investimento de R$ 110 milhões, o governo do Estado do Rio de Janeiro planeja reformular totalmente o sistema de bondes do bairro de Santa Teresa até o primeiro semestre de 2014. Primeiro passo da reforma, a licitação para a compra de 14 novos bondes será lançada na segunda-feira.


A reformulação do sistema inclui a reativação da linha que liga Santa Teresa à Lapa e da integração do sistema de bondes com o trem que sobe ao Corcovado na estação Silvestre, um acréscimo de 3,3 quilômetros de trilhos aos atuais 7,2 quilômetros que compões o sistema.


A reestruturação prevê a troca total dos 10,5 quilômetros de trilhos por trilhos bilabiados, mais adequados à circulação de bondes por reduzirem o ruído e a trepidação do veículo, aumentando a segurança. Além disso, haverá a substituição dos dormentes de madeira por lajes de concreto, reforma dos 28,6 quilômetros da rede de cabos aéreos, troca dos atuais 39 postes de energia que sustentam a rede e o acréscimo de 39 postes novos.


Será feita ainda a reforma de todas as estações que compõem o sistema de bondes, da subestação elétrica que fornece energia à rede de cabos aéreos e da oficina de manutenção dos veículos. Está prevista também a construção de um centro de controle do sistema de bondes que vai monitorar os veículos através de câmeras instaladas no interior dos novos carros e por sistema de GPS.


Segundo o secretário da Casa Civil do Estado, Régis Fichtner, o edital de licitação para a reforma da rede de cabos, dos trilhos e da subestação de energia será o segundo a ser lançado, na primeira quinzena de março.


Na segunda quinzena de março será lançado o edital de licitação para a reforma da oficina e das estações dos bondes. E no primeiro semestre de 2013 será a vez do edital de licitação da construção do centro de controle.


De acordo com o secretário, ainda não há uma decisão quanto ao preço da passagem dos novos bondes ou sobre a possibilidade de turistas e moradores pagarem preços diferentes. “Esse é o tipo do sistema de transporte que precisa ser subsidiado pelo governo”, afirma Fichtner. “A passagem não remunera a manutenção do sistema”, complementa.


O projeto dos novos carros prevê veículos com a lateral fechada para dar maior segurança aos passageiros. Os veículos de 24 assentos terão ainda estribos retráteis e balaústres apenas nas extremidades para entrada e saída de passageiros. As medidas pretendem evitar que passageiros viajem em pé e pendurados nas laterais, o que, segundo o presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logistica (Central), Eduardo Macedo, é a causa de 75% dos acidentes nos bondinhos.


De acordo com Macedo, as obras para a implementação dos novos trilhos e sistema aéreo devem levar entre um ano e um ano e meio.


Macedo afirma que “é inevitável” que as obras tragam transtornos aos moradores, mas o governo vê esse momento como “uma grande oportunidade para rever a infraestrutura [do bairro] de Santa Teresa” e mantém conversas com a prefeitura, a Companhia Estadual e Águas e Esgoto (Cedae) e a CEG para trabalhar em parceria na reforma dos sistemas de drenagem, esgoto e fornecimento de energia e gás.


A primeira linha de bondes em Santa Teresa foi inaugurada em 1896 e fazia parte de um sistema de transporte sobre trilhos que atendia boa parte da cidade. A partir de 1968 o sistema foi desativado e apenas os bondinhos de Santa Teresa continuaram circulando no Rio de Janeiro.


Após o acidente de 27 de agosto do ano passado, quando morreram cinco pessoas e outras 57 ficaram feridas, o sistema de bondes de Santa Teresa foi paralisado. Antes do acidente, apenas quatro bondes ainda circulavam pelo bairro. À época, moradores do bairro protestaram contra o governo de Sergio Cabral (PMDB) e chegaram a pedir a saída do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes. Eles demandavam um controle comunitário dos bondinhos. Na ocasião, o governador prometeu que até 2013 um novo sistema passaria a operar em Santa Teresa, mas a promessa não será cumprida no prazo.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*