Se não houver imprevistos, a partir de setembro de 2012 devem ser iniciadas as obras de superfície da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, com a construção das primeiras subestações. Já a escavação dos túneis subterrâneos, por onde trafegará o metrô, está prevista para começar no início de 2013. A estimativa é do secretário adjunto da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), Otacílio Borges, que participou ontem pela manhã da primeira audiência pública para detalhamento do projeto – exatamente um dia depois de a presidente Dilma Rousseff anunciar a liberação de recursos para a Linha Leste, durante visita no início desta semana ao Ceará.
Tatuzão – Conforme o adjunto da Seinfra, o governo do Estado irá se antecipar, adquirindo ainda em março máquinas tuneladoras, popularmente conhecidas por tatuzão, para entregar à empresa que vencer a licitação do projeto. Nossa expectativa é que em agosto o processo licitatório já esteja concluso para iniciarmos já em setembro as obras de superfície, planeja.
Otacílio Borges diz que o governador Cid Gomes está decidindo se compra duas ou quatro máquinas para agilizar a construção dos túneis. Segundo ele, cada equipamento tem a capacidade de avançar 16 metros por dia nas escavações. Isso dá em torno de 400 metros por mês ou 4.800 metros escavados por ano, calcula. Os equipamentos são feitos por encomenda, levando entre 10 a 12 meses para serem fabricados.
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Sem transtorno – De acordo com o secretário adjunto, a metodologia a ser utilizada na construção da Linha Leste do Metrofor não trará transtorno à população. O ponto crítico do projeto é a construção das estações porque envolvem desapropriações.
Mesmo assim a perspectiva de Borges é que essas obras tenham início este ano para que parte da Linha Leste entre em funcionamento ainda na gestão do governador Cid Gomes. A medida que forem aprontados os trechos já os colocaremos em operação, garantiu. Até o fim do governo Cid Gomes teremos o trem operando em alguns trechos da Linha Leste.
Licenciamento ambiental – O titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), José Ricardo Araújo, explicou que com base no detalhamento do projeto apresentado, ontem, em audiência pública, os técnicos da Semace irão gerar um parecer, que será encaminhado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) para análise e aprovação.
O próximo passo, caso aprovado no Conselho, é a publicação no Diário Oficial. Somente depois será emitida a licença prévia, que é pré-requisito para obtenção da Licença de Instalação, que também depende de aprovação dos referidos órgãos para publicação no Diário Oficial.
Se não houver nenhuma pendência, a licença prévia deve sair em 40 dias. Não surgindo também novas condicionantes para a empresa apresentar esclarecimentos (aos órgãos ambientais) com mais 20 dias pode sair a licença de instalação. Ou seja, do ponto de vista ambiental, as obras estarão aptas a começar em pelo menos dois meses, projeta Araújo.
Mobilidade urbana – Para o secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, a perspectiva é que pelo menos um trecho da Linha Leste esteja em funcionamento na Copa de 2014. Ele afirma, porém, que mais importante do que o sucesso que a obra proporcionará à Copa, é o impacto que causará à mobilidade urbana da população fortalezense.
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