A Randon, tradicional fabricante de implementos ferroviários que atua no setor ferroviário há 7 anos, fechou 2011 com produção de 913 vagões. O volume é 7,6% menor com relação a 2010, quando a empresa fabricou 989 unidades. Com esse montante, a Randon passa a representar 16% do mercado nacional de vagões ferroviários.
Os números foram apresentados nesta terça-feira (08/02) em uma coletiva de imprensa em Caxias do Sul (RS), onde o grupo divulgou seu balanço anual. De acordo com a empresa, a queda na produção de vagões é reflexo de um segundo semestre sem grandes ordens de compra, quebrado apenas com a encomenda de 168 vagões à MRS, feita em outubro.
O grupo finalizou o ano com receita brutal total de R$ 6,4 bilhões, o que representa um aumento de 14% em comparação com o ano anterior. Já a receita líquida consolidada atingiu R$ 4,2 bilhões. Do total da receita da Randon Implementos, 10,15% correspondem a área de vagões – o equivalente a R$ 209 milhões. Em 2010, a participação do setor ferroviário foi de 11,12%.
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O lucro líquido consolidado alcançou R$ 269,1 milhões com margem líquida de 6,5%, o que representa um crescimento de 7,9% no ano. Em 2010 a empresa havia alcançado R$ 249,4 milhões de lucro líquido consolidado.
Divisão ferroviária
Quanto a criação da divisão ferroviária, anunciada no começo do mês pela empresa, o diretor de operações Erino Tonon afirmou que foi uma estratégia para gerenciar a área. “Não temos nenhum plano revolucionário no setor para este ano. Logicamente queremos abocanhar mais a área, mas o mercado está estabilizado”, afirmou. A gerência da divisão ficará a cargo de Claude Padilha, que trabalha na Randon há 23 anos.
Mesmo com o anúncio de vultosos investimentos para 2012 – o grupo deve investir R$ 400 milhões, contra R$ 248,3 milhões investidos em 2011 – a empresa não prevê um montante específico para a área de vagões. Mas, de acordo com o presidente da companhia, David Randon, a intenção é aumentar a carteira de serviços. “Vamos ganhar muita eficiência interna. Queremos uma participação maior neste mercado”.
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