A Gefco, empresa de logística automotiva, criou um sistema próprio para gerenciar sua circulação ferroviária na Europa. A companhia possui três operadores ferroviários privados para o transporte de automóveis para destinos na França e no resto do velho continente.
A empresa utiliza o transporte ferroviário em 25% de suas movimentações, contra uma média europeia de 17%. Em 2010, a Gefco abriu uma concorrência para escolher os operadores ferroviários que foram selecionados por meio de critérios de cobertura econômicas e regionais, de modo a agrupar os serviços pelo operador para cada região geográfica. As regiões, central e leste da França, ficaram com a Euro Cargo Rail, uma subsidiária da DB Schenker Rail; o sul, com Europorte França, da Eurotunnel; e o norte e oeste do país, com a Colas Rail, do grupo Bouygues.
“A Gefco passou de cliente para integrador e gerente de todos os fluxos de transporte ferroviário”, diz Philippe Robert, gerente de operações de transporte automotivo da empresa.
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O sistema possibilita a redução dos prazos de entrega de veículos. Com 150 trens por semana, a companhia realiza o transporte dos 500 mil veículos que saem da planta em cada ano. O objetivo é ampliar a operação para 250 trens por semana.
“Nosso objetivo é reduzir significativamente o tempo de transporte, mantendo os custos e ter uma imagem clara de quaisquer eventos imprevistos durante o transporte”, afirma Antoine Redier, diretor de Transporte Automotivo e Logística da Gefco.
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