Um ano após ser anunciado, o novo sistema de bondinhos que vai encurtar o trajeto de turistas e fiéis até a Igreja da Penha finalmente será inaugurado. Na última semana do mês, os dois planos sobre trilhos, por onde vão circular bondes com capacidade para até 25 pessoas, entrarão em operação.
O novo transporte, que partirá do Largo da Penha, na entrada do Parque Shanghai, será integrado ao plano inclinado, que desde 2003 leva devotos do pé da escadaria de 382 degraus até o templo. O parque também passará por obras de revitalização.
O percurso dos dois novos planos inclinados deverá ser feito em seis minutos. Somados aos outros três, do plano já existente, será possível ir do asfalto à Igreja em nove minutos.
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A primeira estação fica quase na esquina da Av. Brás de Pina, próximo à favela Vila Cruzeiro. Essa e a segunda área de embarque e desembarque, que ficará no pátio do santuário, têm acessibilidade para portadores de deficiência. O primeiro plano tem 160 m de extensão e o segundo, 60.
A plataforma de chegada dos bondes terá cobertura em estrutura metálica, pisos revestidos e iluminação. O novo sistema de transporte custou aos cofres da Prefeitura do Rio R$ 17,6 milhões. Os bondinhos, que já estão em fase de testes, terão cabine panorâmica e as estações receberão telhado verde — com uma espécie de gramado — para não impactar a paisagem.
Construída em 1728, a Igreja da Penha foi incluída no projeto do Plano Inclinado da RioUrbe. As fachadas, o telhado, o piso e a pintura dos guarda-corpos da escadaria de acesso ao santuário foram recuperados. Os muros que ficam no entorno foram limpos e pintados.
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