Os vagões PQT e PET, que foram desenvolvidos no ano passado pela Randon para a MRS, já estão em operação na ferrovia. Após testes realizados com protótipos no início deste ano, a operadora comprou 268 unidades, que têm como rota principal o eixo de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e Vale do Paraíba e Itaquaquecetuba, em São Paulo. De acordo com Rodrigo Gama, coordenador de projetos da MRS, o principal cliente que fará uso dos novos vagões para transporte de carga é a CSN.
O vagão PQT foi desenvolvido especialmente para o transporte de chapas e bobinas de aço. Com capacidade total de carga de 130 toneladas e tara de 26, possui bitola larga (1,60 m), berços que possibilitam o carregamento das bobinas horizontal ou verticalmente e perfil lateral que facilita a manutenção do sistema pneumático.
Já o vagão PET foi criado com vista no transporte de contêineres de 20 ou 40 pés. Possui sistema antifurto rebatível (que evita a abertura da porta do contêiner), capacidade total de 130 toneladas, tara de 23 e também pode ser utilizado para transporte de cargas gerais, como chapas planas, trilhos e dormentes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar