Até 2015, as concessionárias ferroviárias brasileiras devem contratar cerca de 400 engenheiros para atuar no setor. A estimativa, realizada pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), juntamente de suas associadas, prevê contratações para atender a crescente demanda do setor.
Apesar do expressivo número de vagas, ainda falta mão de obra especializada para o setor ferroviário. Para suprir as necessidades das ferrovias, a ANTF está buscando parcerias com universidades para implantar cursos de engenharia ferroviária em todo o Brasil. A associação está fazendo contato com instituições de todo o Brasil para apresentar o mercado ferroviário.
A assessora técnica e coordenadora do Comitê de Gente da ANTF, Juliana Morgado, explica que existem cursos de especialização no País, mas falta um especifico para engenharia ferroviária. A ideia é criar o primeiro curso de graduação ferroviária já no próximo ano. As universidades interessadas em implantar o curso podem entrar em contato com a ANTF no telefone (61) 3226-5434.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar