A Invensys Rail concluiu, no início de julho, a instalação do sistema de sinalização por intertravamentos Westrace na primeira fase da expansão da Linha 1 da Trensurb, de São Leopoldo a Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O sistema Westrace é responsável pelo controle dos equipamentos de sinalização como sinais, máquinas de chave e circuitos de via.
Nesta primeira fase, além dos intertravamentos Westrace, foram instalados postos de comando do novo trecho no atual Centro de Controle Operacional (CCO), assim como nas estações Unisinos, São Leopoldo e Santo Afonso. Na segunda fase do projeto, que será inaugurada no próximo ano, a Invensys vai instalar o último intertravamento em Novo Hamburgo e um novo sistema para o Controle de Operacional – Rail 9000 – para possibilitar a supervisão e controle de toda a linha da Trensurb. A Invensys firmou contrato com a Trensurb, através do consórcio Nova Via, em 2008.
A primeira etapa da expansão da Linha 1 estende a linha por mais 4,9km, chegando a um total de 38,7km. O trecho, que já opera comercialmente, faz parte do projeto de expansão da Linha 1 da Trensurb entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, com 9,3 km de extensão e cinco estações. O investimento de R$ 752 milhões está sendo feito pela União.
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Além do sistema de sinalização do metrô de Porto Alegre, que é o primeiro da Invensys operando no Brasil, a empresa possui dois contratos em andamento com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Juntamente com a MPE e a Infoglobal, a empresa está fornecendo o sistema de CBTC, com Centro de Controle Operacional, intertravamento e equipamentos de via e bordo para a modernização das linhas 8-Diamante, 10-Turquesa e 11-Coral. E, em parceria com o consórcio Tiisa/MPE, também fornecerá os equipamentos para a modernização da sinalização da estação Osasco e do trecho entre Itapevi e Amador Bueno, da Linha 8-Diamante.
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