Nos dias 4 e 5 de setembro acontecerá, em Brasília (DF), a quinta edição do Brasil nos Trilhos, um dos principais eventos do transporte ferroviário do País, que este ano terá como tema central “As ferrovias transportam o Brasil para o futuro, com integração e desenvolvimento – 15 anos de concessão. O que fazer até 2030”.
Entre os principais assuntos abordados, estará a questão do peso da carga tributária para o transporte de cargas por ferrovias. O tema será debatido em uma das oficinas de trabalho do evento, onde serão avaliados os impactos financeiros na estrutura fiscal do setor ferroviário.
“No final das contas, o consumidor é quem paga a conta. Por isso, é tão importante colocarmos em discussão esse tema, que é tão complexo”, afirma Juliano Dian, gerente técnico da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários).
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Haverá, ao todo, quatro oficinas de trabalho no evento, cada uma discutindo um assunto diferente. Na oficina de gente, o tema central em questão será a nova geração ferroviária: principais desafios, necessidades, treinamento e capacitação em novas tecnologias. Na oficina de patrimônio, o debate será em torno da gestão do espólio da Rede Ferroviária Federal; já na de suprimentos, meio ambiente e operações, as discussões vão tratar das novas tecnologias e oportunidades para aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar processos. Por fim, na oficina tributária e contábil, será discutida a questão da carga tributária.
Promovida pela ANTF, a quinta edição do Brasil nos Trilhos acontecerá no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada (SHTN Trecho 1 Conj. 1B Bloco C), em Brasília. As inscrições podem ser feitas pelo hotsite do evento: www.otmeditora.com.br/brasilnostrilhos
Seja o primeiro a comentar