Em visita a Uberaba, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, falou sobre possíveis investimentos da Vale Logística, tanto para a cidade quanto para a região. Trata-se de um projeto bastante amplo, com um investimento total de mais de R$ 8 bilhões. A proposta inclui a direção da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e da Ferrovia Norte-Sul (FNS) no trecho ferroviário Triângulo Mineiro-Porto de Santos. Neste contexto, Uberaba será inserida através da implantação de um terminal e polo armazenador, assim como Araguari.
“A Vale é uma empresa um pouco discreta, não entramos em detalhamento em relação a todos os componentes enquanto não tivermos todo o plano formado. Mas, conceitualmente, o nosso planejamento estratégico de logística contempla dois portos, um em Santos e outro em São Luis (MA). Vamos fazer uma ferrovia muito dedicada ao minério de ferro e todos os grãos, a partir de Anápolis (GO), ligado ao porto de São Luís. Quanto ao de Santos, o investimento está entre Araguari e Uberaba, para renovar a ferrovia”, explica Murilo, ressaltando que será um projeto muito importante, pois será possível ter acesso ao Porto de Santos sem depender do transporte rodoviário.
Diante do projeto, segundo Murilo, será feito um novo arranjo de investimento. Ao todo serão R$8 bilhões. “Esse ainda não posso anunciar com detalhes, mas confirmo que Uberaba está na rota deste investimento”, garante o presidente da Vale.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar