A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) abriu no último dia 19 os envelopes com as propostas comerciais para elaboração do projeto funcional da linha de trem que vai atender os bairros de Alphaville e Tamboré, em Barueri.
Segundo a empresa, as propostas estão agora em fase de análise. A companhia não informou quantas concorrentes estão na disputa e nem o prazo para término dessa etapa.
A elaboração do projeto funcional é o passo inicial no projeto de implantação da linha. Depois dele, é aberta a licitação para a obra. A previsão do governo do Estado é de que a concorrência seja realizada em 2014 e o projeto comece a sair do papel em 2015.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os trens devem percorrer uma linha interligada à Linha 8-Diamante, que vai de Itapevi a Júlio Prestes. O formato será definido entre monotrilho, um VLT (veículo leve sobre trilhos) ou até o trem convencional. Já o traçado em estudo tem o formato de um “U” invertido, partindo da Estação Sagrado Coração e chegando à Estação Barueri, ambas na Linha 8.
Seja o primeiro a comentar