Nos próximos 15 anos, os municípios de Três Rios, Paraíba do Sul e Comendador Levy Gasparian terão a oportunidade de vivenciar um crescimento econômico acelerado, impulsionado pelo setor ferroviário, se apoderando de parte dos R$ 91 bilhões que serão investidos nos próximos 30 anos através do PAC da Infraestrutura, lançado em agosto pelo governo federal com o objetivo de expandir o setor ferroviário na matriz de transportes brasileira.
A cadeia da indústria ferroviária, tradicional em Três Rios, Paraíba do Sul e Comendador Levy Gasparian, tende a se expandir para outros municípios da região, com destaque para os segmentos metalmecânico e de tecnologia. A região pode se beneficiar do fato de estar estrategicamente localizada no centro geográfico entre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e a zona industrial de Minas Gerais, estados em que ocorrerão grandes investimentos na expansão da malha ferroviária.
Já tendo sido o principal polo ferroviário do estado do Rio de Janeiro e do país, Três Rios está entre as regiões com maior competitividade para atrair investimentos, se aproveitando da mão de obra qualificada e da existência de diversas empresas de vários níveis da cadeia produtiva ferroviária, desde construtoras de vagões, carros e locomotivas, até design de interiores metroferroviários.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Um desafio para a região será aproveitar o momento de ampliação nos investimentos ferroviários e equilibrar o crescimento industrial e a consequente oferta de empregos com um dos efeitos diretos do crescimento econômico: o crescimento populacional. O aumento da população provocará o aumento da pressão sobre a infraestrutura local.
Seja o primeiro a comentar