Há sete anos a prefeitura tem desenvolvido projetos para a retirada dos trilhos que passam pelo trecho urbano da cidade. Uma obra calculada em R$ 150 milhões. As licenças ambientais e os projetos de execução da obra já foram autorizados, mas a cidade aguarda recursos federais para iniciar a licitação do novo entorno ferroviário. Todos os dias, dezenas de composições cruzam a área central de Ourinhos carregando aproximadamente cinco milhões de litros de combustíveis.
Nesta quarta-feira (21), o dia para os funcionários da concessionária que administra a ferrovia foi de recolocar nos trilhos três vagões carregados com etanol que descarrilaram de uma composição durante a noite. O acidente ocorreu no pátio de manobras da empresa, que fica no centro da cidade. No início do mês a Defesa Civil fez uma vistoria na linha férrea e enviou um ofício à concessionária solicitando providências em relação à manutenção dos trilhos.
Só neste mês já foram registrados cinco acidentes que podem ter relação com problemas na infraestrutura da malha férrea e na falta de passagens de nível na região Centro-Oeste Paulista. O Ministério Público Federal determinou prazos para a concessionária apresentar projetos e cronogramas de obras de manutenção sob pena de suspensão das atividades.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Já em Pederneiras, 40 funcionários da concessionária que administra a linha férrea, trabalharam por mais de quatro horas no conserto dos trilhos danificados pelo descarrilamento de três vagões de carga. Cada um deles transportava 60 mil litros de óleo diesel.
A concessionária informou que todas as ações previstas no Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público foram cumpridas e registradas pelo relatório do perito da Justiça. Em relação aos acidentes, a concessionária vai investigar as causas.
Seja o primeiro a comentar